Ovos… benéficos ou não para o nosso organismo?

Sempre ouvi dizer que comer muitos ovos fazia mal à saúde e que até aumentava o colesterol mau. Isto é tudo um mero MITO!!

Os ovos são um alimento muito rico do ponto de vista nutricional. São belos companheiros para o pequeno-almoço. Sendo ricos em proteínas de grande qualidade, são muitas das vezes consumidos por atletas, porque ajuda os músculos a recuperar e a ganhar força. E o colesterol presente no ovo tem pouco impacto no colesterol sanguíneo. São também fonte de muitas das vitaminas (altos índices de vitamina A, D e B12) e minerais importantes para o adequado funcionamento dos processos celulares no organismo e de promover um cabelo e unhas saudáveis.

Sabiam que os ovos fazem bem aos olhos? Verdade, devido a possuírem carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina, podem prevenir a degeneração ocular, através do consumo de um ovo por dia. Como também reduz o risco de desenvolver cataratas.

Outro dos nutrientes presentes no ovo é a colina, um nutriente importante que ajuda a regular o cérebro, o sistema nervoso e o sistema cardiovascular.

Os ovos também melhoram a saúde dos nossos olhos e dentes, porque são uma das poucas fontes alimentares de vitamina D, essencial no processo de absorção de cálcio.

E como causa uma sensação de saciedade tem sido associado, nalguns estudos, a uma rápida perda de massa gorda, se for incluído diariamente numa alimentação equilibrada, principalmente ao pequeno-almoço em substituição do tradicional pão de farinha de trigo.

(Fonte: Google Imagens)

Ao contrário do que muitos pensam, o colesterol não irá aumentar caso coma um ovo por dia. O mais importante para não aumentar o nível do mau colesterol (LDL) é seguir uma dieta equilibrada e praticar exercício físico. Assim sendo, não corte o ovo de sua dieta!!

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